21
Mar
10

A Exposição “Moderna Arquitectura Alemã” de Speer / The Exposition “Neue Deutsche Baukunst” by Speer

(English version below)

Em 1941, foi realizada em Portugal a exposição de carácter itinerante “Moderna Arquitectura Alemã”, versão portuguesa da “NEUE DEUTSCHE BAUKUNST”.

O promotor do certame foi o Arquitecto Albert Speer, à data Inspector Geral do Urbanismo de Berlim, Generalbauinspektor für die Reichshauptstadt. Este cargo era mais importante e um pouco diferente do que parecia à primeira vista. Com efeito naquela época já Speer se tinha introduzido no círculo mais íntimo do Führer graças ao seu talento como Arquitecto e ao interesse que Adolf Hitler tinha nas suas ideias. Para o concretizar tinha-lhe sido dado o cargo acima referido que tinha como objectivo projectar a futura capital da Alemanha, numa perspectiva de imortalização urbana do Império (nenhum povo sobrevive às suas cidades, dizia AH). Paralelamente, Speer havia realizado alguns dos projectos mais emblemáticos do III Reich, e tinha conjugado esforços com outros Arquitectos que conjuntamente viriam a forjar a imagem Arquitectónica da Alemanha nazi, como Troost, Diestler e outros.

Apresento-voa aqui o livro dessa exposição, editado pela Volk und Reich Verlag, de Berlim. O livro tem uma apresentação Speer e é prefaciado por Rudolf Wolters, um dos seus colaboradores mais próximos, que haveria de prosseguir a sua carreira de Arquitecto após o final da guerra, e de o apoiar no período da sua prisão.

As imagens respeitam ao livro editado em 1941 para comemorar a exposição. O próprio Albert Speer esteve em Portugal por ocasião do evento.

Insiro ainda imagens de um cromo de uma colecção alemã dos anos 30, no qual se vê o Arquitecto Troost (escrito Trost na legenda) recebendo Adolf Hitler no seu gabinete, debruçados sobre projectos.

Ainda, da SIGNAL número 2 de 1941 edição espanhola uma reportagem do trabalho de Speer em Berlim: a preparação para a nova capital passa pela demolição de edifícios antigos e construção de novos. No entanto, a “Haus des Deutschen Fremdenverkehrs” foi demolida pouco tempo após o final da guerra, em 1945.

Em seguida, a propósito do Estádio Olímpico de Berlim que vem representado no livro, os dois magníficos álbuns de cromos relativos às Olimpíadas de 1936, no qual figuram alguns desenhos de Hans Liska, incontornável artista mais tarde ao serviço da SIGNAL (e da Mercedes Benz, e da Märklin, e de muitas outras firmas no pós-guerra).

Pois apresento-vos duas visões de Liska do Estádio Olímpico, a comparar com a fotografia do livro que também junto. São dois desenhos excelentes, que valorizam a Arquitectura e a vivência do evento!

Voltando ao livro: a não perder!

Transcrevo, com a devida vénia, do excelente livro da autoria de Reinhard Schwarz “Os Alemães em Portugal, 1933 – 1945. A Colónia Alemã através das suas instituições”, Antília Editora, Porto, 2006, 312 págs., a seguinte passagem do capítulo “Exposições”:

(Início de transcrição)

“Em 8 de Novembro de 1941, inaugurou-se em Lisboa a notável exposição Nova Arquitectura Alemã organizada pelo Inspector Geral de obras da capital do Reich, Arquit. Albert Speer, em colaboração com o Grémio Luso-Alemão e com a representação lisboeta da RDV. Presentes o Presidente da República, General Carmona, e o ministro das Obras Públicas, Eng.º Duarte Pacheco (o Presidente do Conselho, Prof. Salazar, visitou-a mais tarde). Depois dos cumprimentos ao Presidente apresentados pelo ministro da Alemanha, Von Hoyningen-Huene, e pelo presidente da Sociedade das Belas Artes, Eugénio Correia, o Chefe do Estado visitou a exposição na companhia de Speer e dos organizadores e pediu explicações pormenorizadas sobre as obras dos arquitectos Troost, Speer e Kreis. Uma hora depois e apesar da chuva intensa que caía nesse dia, uma multidão aguardava em frente da Sociedade das Belas Artes para assistir à partida do General Carmona.

No dia seguinte, ao saírem em grandes títulos na imprensa portuguesa as notícias da exposição, doze mil interessados foram visitá-la, apesar da chuva persistente e da enchente de visitantes, que obrigou a polícia a encerrá-la temporariamente. Nos catorze dias que a exposição esteve aberta ao público, mais de cem mil visitantes ali acorreram, o que fez dela a maior até então exibida em Portugal. Dado o grande interesse demonstrado e a rapidez com que os milhares de prospectos se esgotaram, foi publicada uma obra bilingue de grande formato profusamente ilustrada que reproduzia em papel de boa qualidade as obras principais.” (fim de transcrição)

De referir que a obra reproduz fotografias do evento, numa das quais se vê o Arq. Raul Lino a servir de intérprete entre Albert Speer e o General Carmona.

—————————————————————————————————————————–

In 1941 the exhibit “Moderna Arquitectura Alemã”, portuguese version of “Neue Deutshe Baukunst” (Modern German Building Art”) was brought to Portugal. The promoter was Albet Speer, then General Inspector of the Urbanism of Berlin. This post was more important and slightly different than it might appear at first sight. Speer had already penetrated into Hitler’s inner circle thanks to his talent as Architect and the interes Hitler had in his ideas. To put his position into practical terms, the above mentioned post was created for him in order to bring into existence the new capital city of Germany, in a perspctive of future imortalisation of the empire (cities survive to the people that creates them, AH said). In paralel, Spear had created some of Third Reich’s most emblematic buildings, and brought about the efforts of other Architects like Troost, Diestler and other to make the Architectural image of nazi Germany.

I present here the book that was made for the exhibit, published by the Volk und Reich Verlag, from Berlin. It was presented by Albert Speer and prefaced by Rudolf Wolters, one of his closest collaborators, one who would continue to work as an Architect after the war’s end and support him in his years in jail.

The images are from the book published in 1941 to commemorate the exhibit. Speer himself was present in Portugal.

there is also a photo from a collection from the 30’s that shows Troost with Adolf Hitler in his office, showing some projects.

From SIGNAL number 2 of 1941 a report on the ongoing work of Speer in Berlin: the transformation into the new Hauptstadt requires the demolition of old buildings and the erection of new ones. However, the “Haus des Deutschen Fremdenverkehrs” would be brougt down shortly after the war’s end, in 1945.

Then, as the Olympis Stadium is reresented in the book, two drawings of this building by Hans Liska, from the magnificent two book photo collection of the 1936 Olympic Games, to compare with the photo I present. Two magnificent drawings that share with us the living experience!

Back to the book: don’t miss it if you can.

Augusto Mouta


0 Responses to “A Exposição “Moderna Arquitectura Alemã” de Speer / The Exposition “Neue Deutsche Baukunst” by Speer”



  1. Leave a Comment

Leave a comment