22
Mar
10

Sinal e Portugal 2: 1942 / SIGNAL and Portugal 2: 1942

No ano de 1942, Portugal esteve presente nas páginas da SINAL em diversas reportagens. Apresento uma galeria de imagens dos artigos acerca de Portugal que, não sendo exaustiva, é no entanto muito representativa.

Na galeria de imagens estão as seguintes páginas, por ordem do número em que saíram:

1. ContracapaO dia duma pequena varina” e artigo “O dia duma pequena “varina”“, ambos da autoria de Leopold Fiedler.

6. “Soldados norte-americanos na Islândia dinamarquesa… e soldados portugueses para os seus Açores“, reportagem de Leopold Fiedler para a parte portuguesa. Comparação entre o cinismo da ocupação militar pelos EUA de território pertencente à Dinamarca com o reforço da guarnição militar portuguesa nos Açores. Tema já abordado no n.º 12 de 1941.

8. “… e vinho velho para beber” e “Hino ao Vinho do Porto“, foto-reportagem de Leopold Fiedler.

14. Fotografia a cores pescadores da Nazaré.

18. “Traços fisionómicos imperecíveis“. Célebre pequeno artigo!

19. “Entre seis graus de latitude“, anónimo. “Sardinhas“, foto-reportagem realizada na Nazará (ver também fotografia a cores do n.º 14) anónima mas tal como a anterior presumivelmente realizada por Leopold Fiedler.

20. “Cortiça para a Europa” foto-reportagem de Leopold Fiedler.

22. “Visita de portugueses à Frente Leste alemã“. Interessantíssima foto-reportagem presumivelmente do PK Pincornelly e continuada no número seguinte, acerca da visita de uma delegação militar que teve lugar em Novembro de 1941. Entre os presentes encontrava-se o futuro Marechal António de Spínola, que foi um dos mais importantes comandantes portugueses da Guerra Colonial (Guiné) e Presidente da República, o primeiro após o 25 de Abril.

23. “Portugal estuda na Frente Leste“, foto-reportagem do PK Pincornelly, continuação do numero anterior. “Lisboa Cidade que ressurgiu“, de Norberto de Araújo. “Últimas novidades sem perda de tempo” e “Cortiça – na Alemanha“, ambos anónimos. Contracapa “1, 2, 3…“, exclusiva das edições portuguesa e espanhola, sendo a fotografia do célebre A. Zucca, de Paris.


0 Responses to “Sinal e Portugal 2: 1942 / SIGNAL and Portugal 2: 1942”



  1. Leave a Comment

Leave a comment