26
Mar
10

SINAL e Portugal 3: 1943/ SIGNAL and Portugal 3: 1943

1943

Este ano trouxe um grande número de artigos com interesse. Apresento uma galeria de imagens dos artigos acerca de Portugal que, não sendo exaustiva, é no entanto muito representativa.

Na galeria de imagens estão as seguintes páginas, por ordem do número em que saíram:

1. “Os frequentadores do Rossio“. Autor não identificado, mas possivelmente Leopold Fiedler.

2. “Crianças no filme“. Uma interessantíssima foto-reportagem de Leopold Fiedler sobre o filme “Aniki – Bóbó”, de Manoel de Oliveira.

4. “Portugal dos pequeninos“. Uma foto-reportagem acerca do parque que ainda hoje existe em Coimbra. Uma das fotos desta reportagem viria a ilustrar o artigo “Von Coimbra bis Petsamo” saído na SIGNAL n.º 21 de 1943 em muitas edições, mas não na portuguesa (ver mensagem específica).

6. “Impudor sem nome“. Sem comentários…

8. Ampliação dos vestígios da excisão das páginas com o artigo “A portuguesa de 1943“.

9. “O Conde da Torre dá recepção“. Reportagem de Leopold Fiedler. Notar a presença de membros relevantes da comunidade alemã em Portugal, como o ministro Barão Hoyningen-Huene, e o ministro italiano Fronzoni.

10. “Portugal pertence à Europa“. Artigo do Dr. Herculano Eça. Note-se a magnífica vista da Ribeira do Porto.

11. “Lagostas no Cabo da Roca… e pesca no mar de Azov”. Reportagem de Leopold Fiedler na parte realizada em Portugal. Uma das fotografias tiradas por Leopold Fiedler no âmbito deste artigo, exclusivo da edição portuguesa, veio a ser a contracapa do número 21 de 1943, da edição internacional excepto a italiana. A rapariga e o seu casaco são facilmente reconhecíveis.

14. “A portuguesa de 1943“, artigo do Dr. Herculano Eça, e “Torres Novas“, de Leopold Fiedler.

15. A página a cores “Entronização em Bamberg“. O artigo correspondente a preto e branco, saiu em diversas edições.

17. “Ajuramentação da Legião Portuguesa“. Curiosamente, também a edição espanhola publicou este artigo. Autor não identificado, mas presumivelmente Leopold Fiedler.

18. “Passeio em Lisboa” de Giselher Wirsing, interessantíssimo artigo redigido quando da segunda visita a Portugal; “Portugal sabe precaver-se“, de Leopold Fiedler. Curiosamente, uma das fotografias deste artigo, a da rapariga,  está relacionada com outra, diferente mas da mesma sequência,  que foi publicada num artigo sobre Portugal, “Der SIGNAL berichter notierte… Portugal” que saiu no número 15 de 1943 da edição alemã, mas que não veio a ser publicado na edição portuguesa (ver mensagem específica).

19. “Um pintor português em Berlim” e “Três aguarelas“. Reportagem acerca de Carlos Carneiro, pintor do Porto, a propósito de uma exposição de trabalhos seus realizada em Berlim, promovida pelo Iberoamerikanische Institut.

21. “Símbolos do Império Português“. Excelente reportagem de Leopold Fiedler. “Fazendo a sesta. Um aspecto de Lisboa“, contracapa com fotografia de Leopold Fiedler que pertence à sequência do artigo “Lagostas no Cabo da Roca… e pesca no mar de Azov“, publicado exclusivamente no número 11 de 1943 da edição portuguesa. A legenda é que não faz muito sentido…

22. “Audiência em Belém“, da autoria do Dr. Gerhart Thimm. “O cavalo Málaga”, artigo de Leopold Fiedler.

23. CapaOs sem – número“, fotografia anónima mas presumivelmente de Leopold Fiedler, tal como o correspondente artigo nas páginas interiores. Artigo anónimo “Os sem número“, relativo aos marinheiros mercantes naufragados próximo às costas de Portugal. Oportunamente inserirei uma mensagem acerca de diversas edições deste artigo. “Écran encantador“, anónimo. “O filme alemão em Portugal“, de Leopold Fiedler. Registe-se que a actriz Marikka Rokk, que já anteriormente tivera direito a foto de página inteira na SIGNAL, era uma das favoritas do público português, e muitos, como o meu pai, já passados muitos anos ainda se lembravam bem do seu nome.

Augusto Mouta


0 Responses to “SINAL e Portugal 3: 1943/ SIGNAL and Portugal 3: 1943”



  1. Leave a Comment

Leave a comment