01
Feb
10

SINAL e a censura / SIGNAL and the censorship

(English version below)

A revista SIGNAL foi, como todas as publicações durante o período do Estado Novo, visada por uma comissão de censura. Esta pouco trabalho teve, pois as orientações da revista quanto ao conteúdo haviam sido acordadas entre a legação alemã e as autoridades portuguesas previamente à sua distribuição. A redacção da SIGNAL/ SINAL viria a ser extremamente cautelosa, visando evitar obstáculos à distribuição da revista, e problemas como o surgido logo no primeiro número de 1940.

Neste número, o problema não foi o aspecto político da censura, mas a perspectiva “moral”, e especificamente a questão da representação do corpo.

A partir do “caso” criado com este número, a redacção passou a efectuar a “autocensura prévia” na sua edição para Portugal. A seguir, exemplos disso.

Fotos da linha de cima: capa do n.º 1 de 1940, e pág. 22 do mesmo número, edição alemã. Esta foi a página do escândalo. Trata-se duma fotografia inserida numa reportagem efectuada no atelier do escultor Thorak. Esta página foi cuidadosamente cortada dos exemplares deste número da SIGNAL. As colecções que têm este número habitualmente não têm a revista completa.

Seguidamente, apresento o caso da página “social” do n.º 21 de 1942. A SIGNAL tem na quase totalidade das edições  a imagem de uma rapariga a vestir-se, mas na edição SINAL para Portugal essa fotografia é substituída por outra que a mostra a trabalhar numa máquina de costura… Nas imagens da segunda fila, em anexo, a edição holandesa SIGNAAL e a portuguesa SINAL.

Por último, outro exemplo da SINAL n.º 15 de 1943. Na terceira fila podemos ver uma fotografia a cores duma rapariga na praia, presente na quase totalidade das edições da SIGNAL, que foi substituída na edição portuguesa por outra que mostra a entronização do arcebispo de Bamberg… curiosamente, a cidade onde o staff da SIGNAL viria a ser capturado no final da guerra por tropas dos EUA.

PS: a foto de Bamberg também está presente na edição espanhola

_________________________________________

The SIGNAL magazine, as all the publications in Portugal during the period of the Estado Novo, was checked by a Censorship Comitee. This one had little work with SIGNAL, because the editorial guidelines about the content were settled between the German Legation and the portuguese authorities, previously to its distribution. The SIGNAL / SINAL staff would be extremely cautious, wanting to avoid any obstacles to the distribution of the magazine, and problems like the one that arose with the first number of 1940.

In this number, the problem was not the political side of the censorship, but the moral perspective, speciphically the question of the representation of the feminin body.

From this case on, the editorial staff was more in the “previus self censorship” mode in it’s portuguese edition. On image, examples of this.

Images of first row, cover o number 1, April 1940, and page 22 of german edition. This was the scandal photo. It’s taken in Thorak’s working room. This page was carefully excised from the magazines.The collections that have this number usually don’t have this page.

Secondly, the case of the “social” article from number 21 of 1942. SIGNAL has on the majority of the editions a photo of a girl dressing, but in SINAL that photo is replaced by another that shows the girl working on a sewing machine. The images show the photo on the dutch edition SIGNAAL and the portuguese SINAL.

Last, another example from SINAL number 15 of 1943. On the third row we may see the foto in colour of a girl on the beach, present in almost all the editions of SIGNAL, replaced in portuguese SINAL by another showing the bishop of Bamberg… curiously the city where the staff of SIGNAL was captured at war’s end by US military personnel.

PS: The Bamberg photo is also present in the spanish edition.

—————————-

Em breve, mais sobre este tema.

Augusto Mouta


0 Responses to “SINAL e a censura / SIGNAL and the censorship”



  1. Leave a Comment

Leave a comment